Caiçara Turismo Ilhabela

Nossa missão

 ”Nossa missão é fazer o turismo com responsabilidade social. Fazendo parcerias com a comunidade local,tradicional e parque estadual de ilhabela”
Marcelo, foundador do Caicara Turismo
Para um turismo de base comunitária…
A caiçara turismo desenvolveu parcerias com as comunidades do bonete e castelhanos.  Hoje o visitante tem a possibilidade de conhecer mais profundamente as belezas naturais e a cultura das comunidades caiçaras. Se hospedando na casa ou pousada do caiçara, visitar as trilhas para locais históricos, cachoeiras, artesanato, aprender a fazer rede de pesca, pescar, comer a comida tipica local como o azul marinho (peixe com banana verde). Tudo isto acompanhado de um guia local caiçara ! A isto chamamos de turismo de base comunitária.
A comunidade tradicional vive nestes locais desde o periodo colonial. Após a extinção das fazendas de escravos que hoje se encontram perdidas no meio da floresta. Alguns são descendentes de indios e até piratas que vieram da eEuropa e se abriram em Ilhabela.
Houve um exodo das pessoas para os grandes centros urbanos como santos e capitania de são vicente. As 16 pequenas comunidades caiçaras que ainda existem são sobreviventes deste período. Desenvolveram formas de sobrevivência através do que a natureza lhes oferece, agricultura familiar, caça e pesca.
Com o turismo de base comunitária, valorizamos a cultura local, ajudamos a preservála e oferecemos ao visitante uma experiência totalmente diferente.
A princípio estamos trabalhando com 2 comunidades, mas pretendemos levar o projeto a outras !
pt_BRPortuguese (Brazil)
pt_BRPortuguese (Brazil)